Brasil
Publicada em 03/03/2016 - 09h37
Linha 6 do Metrô, de São Paulo, tem construção sustentável
Fábrica possui uma estação de tratamento de água e uma de tratamento de esgoto, além de um reservatório para água de reuso e aproveitamento da água da chuva

Com obras em andamento desde o ano passado, a Linha 6 – Laranja do metrô da cidade de São Paulo – primeira no Brasil a ser construída e operada num regime de PPP (parceria público-privada) – tem construção sustentável.

A fábrica de segmentos utilizados nos túneis possui estações de tratamento de água e esgoto, além de um reservatório para água de reuso e aproveitamento da água da chuva. A água utilizada no processo de fabricação das aduelas será tratada e todas as etapas de trabalho que envolvem limpeza utilizarão água de reuso.

Há ainda, dentro da fábrica, uma área de estoque de insumos, entre eles agregados, cimento, aço e acessórios dimensionados para suprir o fornecimento de matéria-prima e assegurar o ritmo da produção. Mais de 300 postos de trabalho já foram criados.

Anéis de concreto

A linha de produção de um anel de concreto é composta por dez etapas, desde a limpeza das formas até a desforma. Depois de estocados por 28 dias, tempo ideal para garantir a cura do concreto, os segmentos podem ser transportados e colocados dentro da tuneladora que coloca a aduela até a frente do equipamento.

Após a escavação, elas são montadas pelo equipamento, formando os anéis de concreto que vão revestir os 13 quilômetros de túnel.

A linha 6 do metrô de São Paulo está prevista para operar em 2020. 



Fonte: Portal do Governo do Estado
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