Economia
Publicada em 05/04/2016 - 14h14
Fábrica da Coca-Cola FEMSA de Jundiaí vence prêmio de conservação e reuso de água
Unidade é a maior produtora de Coca-Cola do mundo e a que menos consome água para fabricação de bebidas no País
Fotolia / Kwangmoo

A fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil, situada em Jundiaí (SP), recebeu o Prêmio de Conservação e Reuso de Água, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que há mais de dez anos fomenta a conscientização do setor industrial sobre a importância e a necessidade da implantação de boas práticas  na gestão dos recursos hídricos.

O prêmio da FIESP é promovido anualmente e reconhece os benefícios ambientais, sociais e econômicos destas práticas, divulgando as iniciativas do setor industrial, com o objetivo de dar ampla divulgação a estas atividades e homenageando as empresas que investem na redução do consumo e do desperdício da água.

Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí capta, em média, 1,4 litro de água para produzir um litro de bebida. O que não vai para a garrafa volta ao meio ambiente limpo e tratado.

A eficiência no uso dos recursos hídricos é uma preocupação de todo o Sistema Coca-Cola Brasil, que desde 2013 é considerado neutro em água, o que significa que 100% do que usa são repostos ao meio ambiente.

Quanto a conservação do recurso hídrico, destacamos a parceria com a organização não-governamental internacional The Nature Conservancy (TNC), coordenadora da Coalizão Cidades pela Água, que tem o objetivo de ampliar a segurança hídrica para 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas. A Coca-Cola e a Coca-Cola FEMSA fazem parte da Coalizão desde seu lançamento, em novembro de 2015, e em conjunto com outras empresas estão apoiando ações como a recuperação de florestas em áreas essenciais para a conservação de nascentes.

 Ao investir em soluções sustentáveis de gestão hídrica, o Sistema Coca-Cola Brasil está compartilhando valor com a sociedade, pois os ganhos não beneficiam somente a empresa, mas toda a população. Na unidade de Jundiaí, ano após ano, o desempenho na utilização dos recursos hídricos melhora sistematicamente. A economia gerada pelas iniciativas que foram premiadas foi o suficiente para abastecer 20 mil residências durante um mês. A fábrica atualmente abastece o principal mercado consumidor da América Latina, composto por cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, além de Jundiaí e adjacências, que somam cerca de 25 milhões de consumidores.

“Um dos pilares globais do negócio da Coca-Cola FEMSA é a sustentabilidade. O cuidado com o planeta e a preocupação com o uso consciente e eficiente dos recursos hídricos, principal matéria-prima dos nossos produtos, reflete o pensar global e o agir localmente da empresa”, diz José Ramón Martinez, diretor geral da empresa. “As pessoas, ao final, que fazem a diferença em qualquer projeto. A iniciativa chamada 3.000 Olhos foi fundamental para o êxito”, acrescenta José Ramón. Esta ação promove a seus colaboradores o consumo de recursos hídricos de forma racional, levar e multiplicar esses hábitos para suas residências e comunidades em que vivem.



Fonte: Assessoria de Imprensa / Coca-Cola FEMSA
Tags:coca-cola femsa, sustentabilidade, conservação e reuso de água
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