Brasil
Publicada em 04/05/2016 - 09h04
1º encontro sobre licenciamentos na construção discute melhorias no processo
O evento expôs a experiência de municípios para agilizar o processo de licenciamento de novas obras
Jorge Rosenberg

O 1º Encontro Estadual sobre Licenciamentos no setor de construção reuniu cerca de 150 pessoas na última quinta-feira (28 de abril), no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O evento foi organizado pelo Fórum Nacional de Secretários Municipais de Licenciamento Urbano.

Na ocasião, foram apresentadas boas práticas em licenciamento implementadas em 10 cidades brasileiras nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Maranhão. Além de compartilhar experiências, o evento também discutiu obstáculos e procedimentos enfrentados na aprovação de empreendimentos, buscando soluções para agilizar os processos.

Presente no encontro, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, falou sobre o processo de criação da Secretaria Municipal de Licenciamento e as iniciativas de desburocratização dos processos de emissão de autorizações pela Prefeitura. “As providências que nós tomamos em São Paulo foram muito bem recebidas pelo mercado. A primeira foi criar a Secretaria de Licenciamento, para agilizar os processos de novas obras. Foi também fundamental a criação da Controladoria Geral do Município para reduzir a corrupção”, afirmou.

Estima-se que as irregularidades cometidas antes da unificação dos processos na Secretaria de Licenciamento, em 2013, tenham provocado perdas da ordem de R$ 500 milhões aos cofres da Prefeitura. Para Haddad, a combinação permitiu, em parceria com o setor privado, superar o estado anterior. “Demos ao setor privado um tratamento adequado do ponto de vista regulatório”, disse. O prefeito admitiu que ainda há muito para fazer em relação ao processo de informatização do licenciamento e à revisão da legislação, para ganhar celeridade e eficiência.

Burocracia x Boas práticas

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, salientou as boas práticas de alguns municípios que reduziram o impacto da burocracia para o setor. Dentre as várias ações que estão sendo implantadas por São Paulo para simplificar o licenciamento estão: licenças via internet; transição para o novo Plano Diretor Estratégico; valorização e capacitação dos servidores; e propostas para um Novo Código de Obras.

Este último inclui foco nas exigências técnicas municipais, adoção de projeto simplificado, eliminação de obrigatoriedade de licenciamento de atividades de pouco impacto urbanístico, dentre outros, para viabilizar um sistema de licenciamento totalmente eletrônico.

Em Campinas, foi instituído em 2015 a Aprovação Responsável Imediata (ARI), uma iniciativa que desburocratiza a aprovação de empreendimentos imobiliários de baixo impacto no município. A lei torna possível a emissão do Alvará de Execução de Obra no mesmo dia de entrada do pedido de construção de empreendimentos unifamiliares, comércios e prédios institucionais. A ARI proporcionou transparência nos processos e consulta eletrônica aos procedimentos, com possibilidade de acompanhamento pelo usuário.

Outro exemplo apresentado foi de Guarulhos, onde a prefeitura criou a Certidão de Diretriz Urbanística. O documento visa informar os condicionantes físicos, ambientais, econômicos e urbanísticos para elaboração de projetos de empreendimentos que possam causar impactos, sendo obrigatório para o licenciamento das construções de grande porte.

Em Belo Horizonte, a novidade é o Programa Alvará na Hora instituído em duas etapas. A primeira, que já está em funcionamento, permite que o alvará de construção seja emitido em até sete dias. O tempo médio para a emissão do documento na cidade era de 130 dias. A segunda etapa, que depende de aprovação da Câmara Municipal, prevê a aprovação imediata para construções de baixo impacto e que não estejam em locais de preservação ambiental e/ou cultural.



Fonte: Assessoria de Imprensa
Tags:construção civil, licenciamento ambiental
Mais notícias

02/03/2017 – Data Center Sustentável
Idealizada pelo Pátria Investimentos, primeiro empreendimento da ODATA será inaugurado em março de 2017...


17/02/2017 – Alexandre Brown, diretor da Expo Arquitetura Sustentável, fala sobre o mercado e sobre o evento
Mostra reúne conteúdo relevante e exibe soluções e tendências sustentáveis para todo setor da construção ...


13/02/2017 – Fórum Construção e Arquitetura Sustentável
Conteúdo de palestras retrata desafios e soluções para a sustentabilidade na construção civil e arquitetura no Brasil...


31/10/2016 – Empresas firmam parceria para potencializar soluções sustentáveis em MG
União promete reposicionar Estado no ranking nacional de empreendimentos sustentáveis...


03/10/2016 – Inovação e ecoefiência marcam exposição na FIMAI Ecomondo
Entre os destaques, agência italiana traz empresas do País para mostrar a expertise no tratamento de água e geração de energia por meio resíduos sólidos...


29/09/2016 – Sustentabilidade para resfriar concreto
Com o uso de nitrogênio, processo proporciona redução no uso de água e energia...


28/09/2016 – Sicredi conquista certificação por sustentabilidade em Centro Administrativo
Empresa conquistou a certificação LEED EB O&M Platinum. Este é o primeiro edifício no Brasil e o quarto na América Latina a receber o reconhecimento...


12/09/2016 – Pós em Construções Sustentáveis recebem inscrições
Profissionais da arquitetura e engenharia devem valorizar os novos conceitos e as tendências da sustentabilidade e do meio ambiente. Cursos na FAAP preparam o aluno para esse novo cenário...


08/09/2016 – Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional
Edifício situado em Cuiabá conquistou a classificação “Excelente” do BREEAM In-Use, a mais alta em toda a América Latina...


16/08/2016 – Aeroporto RIOgaleão opera com novo sistema de tratamento de água
Águas que apresentam concentrações de óleo acima do permitido devem passar por um tratamento de separação da água e do óleo...


VER MAIS >
Publicidade | Anuncie
Banner topo
Notícias
Vídeos
Edição do Mês
Guia de Serviços
Olho Mágico
Publicidade | Anuncie
Banner topo


Publicidade | Anuncie
Banner botão
Regional Telhas
Quality Systems - 03/03/2015
Sustentech
Rain Bird - 04/05/2015