Brasil
Publicada em 12/08/2016 - 08h07
Relatório LEED de 2016 mostra crescimento da construção sustentável para a economia brasileira
O número de projetos com certificação LEED no Brasil cresceu 30% desde 2015, segundo relatório
Fotolia / malekas

O Conselho de Construção Sustentável dos Estados Unidos (USGBC – U.S. Green Building Council) lançou seu relatório LEED em Ação: Brasil de 2016, o qual apresenta um tremendo crescimento do setor de construção sustentável no País, incluindo um aumento de 30% no uso do sistema de classificação LEED para construção sustentável durante o último ano.

O relatório foi lançado durante a Conferência Internacional e Exposição GreenBuilding Brasil, que foi realizada entre os dias 9 e 11 de agosto, em São Paulo. "Os vários projetos que buscam a certificação LEED ajudaram drasticamente o Brasil a aumentar sua economia sustentável. Estamos orgulhosos por nossa contribuição para com o aumento da construção sustentável no Brasil e do efeito cascata por toda a região", disse Mahesh Ramanujam, executivo-chefe de operações do USGBC e presidente da Green Business Certification Inc. (GBCI).

"Sendo o padrão líder mundial para projetos de construção sustentável, construções e operações, o LEED ajuda as inovadoras empresas brasileiras e líderes políticos a atrair novos investimentos estrangeiros, aumentar a competitividade das carteiras de imóveis e posicionar o país como um dos líderes da florescente economia da construção sustentável", completou Ramanujam.

Este oportuno relatório examina ganhos recentes e significantes na aplicação de técnicas de construção sustentável em todo o Brasil e o crescimento ainda mais forte ano após ano no uso feito pelo País do sistema de classificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – Liderança em Energia e Projeto Ambiental) do USGBC.

O relatório salienta que, apesar dos momentos turbulentos da história econômica do Brasil, o crescimento no número de registros para a certificação LEED é o mais forte em quase uma década. Atualmente, existem 1.114 projetos participando do LEED no Brasil, englobando mais de 32 milhões de m² brutos de espaço LEED.

O relatório também oferece opiniões e perspectivas oportunas de proeminentes profissionais do setor e destaca impressionantes projetos LEED como a NIKE Factory Store, em Novo Hamburgo (RS), a Arena Fonte Nova em Salvador (BA), o prédio CYK e a loja Quem Disse Berenice, ambos em São Paulo (SP).

"Estamos muito otimistas com o futuro da certificação LEED no Brasil, especialmente por causa da diversidade dos tipos de projetos que estão sendo agora certificados por todo o País", disse Felipe Faria, diretor-executivo do Green Building Council Brasil. "A certificação LEED se tornou popular para todos os tipos de projetos, como prédios comerciais, instalações industriais, shopping centers para lojas de varejo, escolas, prédios públicos, residências e instalações esportivas. Esses projetos representam um conjunto diversificado de grupos de interesse públicos e privados, associações e ONGs que estão engajadas em um esforço colaborativo voltado para a promoção das práticas da construção sustentável. Acreditamos que esta atmosfera positiva irá acelerar a transformação que deverá acontecer", diz.

Relatório LEED

O relatório LEED em Ação: Brasil 2016 é o mais recente de uma série de relatórios do USGBC criados para fornecer uma imagem holística do movimento da construção sustentável nos mercados internacionais.

A publicação proporciona aos defensores da construção sustentável visão e perspectiva para entenderem o uso do mundialmente reconhecido sistema de classificação LEED e terem um argumento forte para a atividade da construção sustentável. 



Fonte: U.S. Green Building Council
Tags:LEED, construção sustentável, Relatório LEED em Ação: Brasil 2016, USGBC
Mais notícias

02/03/2017 – Data Center Sustentável
Idealizada pelo Pátria Investimentos, primeiro empreendimento da ODATA será inaugurado em março de 2017...


17/02/2017 – Alexandre Brown, diretor da Expo Arquitetura Sustentável, fala sobre o mercado e sobre o evento
Mostra reúne conteúdo relevante e exibe soluções e tendências sustentáveis para todo setor da construção ...


13/02/2017 – Fórum Construção e Arquitetura Sustentável
Conteúdo de palestras retrata desafios e soluções para a sustentabilidade na construção civil e arquitetura no Brasil...


31/10/2016 – Empresas firmam parceria para potencializar soluções sustentáveis em MG
União promete reposicionar Estado no ranking nacional de empreendimentos sustentáveis...


03/10/2016 – Inovação e ecoefiência marcam exposição na FIMAI Ecomondo
Entre os destaques, agência italiana traz empresas do País para mostrar a expertise no tratamento de água e geração de energia por meio resíduos sólidos...


29/09/2016 – Sustentabilidade para resfriar concreto
Com o uso de nitrogênio, processo proporciona redução no uso de água e energia...


28/09/2016 – Sicredi conquista certificação por sustentabilidade em Centro Administrativo
Empresa conquistou a certificação LEED EB O&M Platinum. Este é o primeiro edifício no Brasil e o quarto na América Latina a receber o reconhecimento...


12/09/2016 – Pós em Construções Sustentáveis recebem inscrições
Profissionais da arquitetura e engenharia devem valorizar os novos conceitos e as tendências da sustentabilidade e do meio ambiente. Cursos na FAAP preparam o aluno para esse novo cenário...


08/09/2016 – Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional
Edifício situado em Cuiabá conquistou a classificação “Excelente” do BREEAM In-Use, a mais alta em toda a América Latina...


16/08/2016 – Aeroporto RIOgaleão opera com novo sistema de tratamento de água
Águas que apresentam concentrações de óleo acima do permitido devem passar por um tratamento de separação da água e do óleo...


VER MAIS >
Publicidade | Anuncie
Banner topo
Notícias
Vídeos
Edição do Mês
Guia de Serviços
Olho Mágico
Publicidade | Anuncie
Banner topo


Publicidade | Anuncie
Banner botão
Quality Systems - 03/03/2015
Regional Telhas
Rain Bird - 04/05/2015
Sustentech