Certificações
Publicada em 08/09/2016 - 08h17
Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional
Edifício situado em Cuiabá conquistou a classificação “Excelente” do BREEAM In-Use, a mais alta em toda a América Latina
Rai Reis

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) – referência nacional do Sebrae para a produção e difusão de conhecimento sobre o tema junto aos pequenos negócios – conquistou a mais importante certificação internacional para construções sustentáveis. O edifício, localizado em Cuiabá (MT), recebeu a classificação “Excelente” do Building Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM) In-Use, da BRE – certificadora do Reino Unido.

A entrega do certificado ocorreu na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). A solenidade teve a participação do presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos, do superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, de um representante da Embaixada Britânica em Brasília, além de representantes da certificadora. A placa oficial foi colocada no prédio em Cuiabá na última quinta-feira (8).

O prédio do CSS é o primeiro em toda a América Latina a receber essa classificação. O Centro, inaugurado em 2010, já atendeu mais de 60 mil pessoas e produz conteúdos para apoiar o atendimento a empreendedores em mais de 600 pontos de atendimento do Sebrae. Visitantes de 20 países já conheceram o edifício e mais de 5,5 milhões de pessoas já acessaram os conteúdos on-line à disposição no Centro.

“Esse reconhecimento comprova o cuidado e a atenção que o Sebrae tem dedicado a essa temática. As práticas sustentáveis são aliadas contra a crise e no Centro Sebrae de Sustentabilidade são criados conteúdos exclusivos para mostrar aos empresários que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Presente em mais de 77 países no mundo, o método de certificação já foi aplicado em mais de 500 mil edifícios, alguns deles ícones em sustentabilidade, como o n.º 10 de Downing Street, a casa do primeiro-ministro britânico em Londres. Para certificar um prédio já construído, a BRE faz uma avaliação sobre o grau de sustentabilidade dos edifícios, baseada em critérios específicos.

A modalidade de certificação BREEAM In-Use avalia as ações para minimizar os impactos ambientais da edificação durante seu uso e operação. As questões avaliadas envolvem: gestão da construção; consumo de energia; consumo de água; poluição; materiais; saúde e bem-estar; transporte; gestão de resíduos; uso do terreno e ecologia e inovação. Os prédios do BNDES, no Rio de Janeiro, e a sede da L‘Oréal, no México, receberam a certificação em anos anteriores, mas a classificação ambiental BREEAM In Use do CSS é a mais alta já concedida na América Latina.

Prédio sustentável

Concebido pelo arquiteto mato-grossense José Afonso Portocarrero, doutor em Edificações Indígenas, o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade é um convite à vida e ao resgate do equilíbrio no uso de recursos naturais do planeta. As técnicas utilizadas na construção permitem economia de cerca de 50% em água e energia.

Projetado com base no conceito de arquitetura sustentável e no resgate das culturas indígenas brasileiras, que desenvolveram soluções de conforto térmico para o clima tropical, o prédio certificado tem formato ogival, como as ocas indígenas. A obra segue a orientação do sol (nascente-poente), com beirais que evitam a radiação direta e possível diminuição do conforto térmico.

Possui pé-direito de 7,5 metros e tem sua aerodinâmica e cobertura projetadas em duas cascas (exterior e interior), espaçadas por cerca de 30 cm. Essa prática permite que a água da chuva permeie seu interior para resfriamento natural ao mesmo tempo em que a casca exterior protege a interior. O ar quente é encapsulado e possibilita temperatura interna mais baixa (até 10ºC em relação ao exterior) e constante em todo o pavimento térreo.

O prédio também possui: iluminação natural – com lâmpadas solares e brises; coleta seletiva e reciclagem; captação e aproveitamento da água da chuva; compostagem – eliminou o descarte de materiais orgânicos com as técnicas vermicompostagem (minhocas) e compostagem com esterco; biodiversidade – o prédio manteve a topografia original do terreno e seu jardim representa os três biomas encontrados no Mato Grosso; reaproveitamento de materiais – latas substituem vasos, garrafas demarcam áreas do jardim e pneus viraram floreiras; valorização da cultura local – com peças de todo o Brasil; e certificações.

As inovações renderam ao projeto e à edificação o nível “A” na certificação Procel Edifica, da Eletrobrás, concebido apenas para edifícios de alta performance em eficiência energética e conforto térmico e ambiental no País.

Referência em sustentabilidade

O CSS disponibiliza publicações gratuitamente, como cartilhas, infográficos, vídeos, estudos e análises setoriais, além de contar histórias de sucesso de empresas que se tornaram referência ao implementar práticas sustentáveis.

Os materiais são construídos levando em consideração as diferentes realidades dos empresários brasileiros: setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em diversas ações e publicações segmentadas.

Todo o conteúdo produzido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade é distribuído para os Estados, apoiando o atendimento em mais de 600 pontos em todo o País.



Fonte: Assessoria de Imprensa / Centro Sebrae de Sustentabilidade
Tags:Centro Sebrae de Sustentabilidade, sustentabilidade, BREEAM, BREEAM In-Use
Mais notícias

02/03/2017 – Data Center Sustentável
Idealizada pelo Pátria Investimentos, primeiro empreendimento da ODATA será inaugurado em março de 2017...


17/02/2017 – Alexandre Brown, diretor da Expo Arquitetura Sustentável, fala sobre o mercado e sobre o evento
Mostra reúne conteúdo relevante e exibe soluções e tendências sustentáveis para todo setor da construção ...


13/02/2017 – Fórum Construção e Arquitetura Sustentável
Conteúdo de palestras retrata desafios e soluções para a sustentabilidade na construção civil e arquitetura no Brasil...


31/10/2016 – Empresas firmam parceria para potencializar soluções sustentáveis em MG
União promete reposicionar Estado no ranking nacional de empreendimentos sustentáveis...


03/10/2016 – Inovação e ecoefiência marcam exposição na FIMAI Ecomondo
Entre os destaques, agência italiana traz empresas do País para mostrar a expertise no tratamento de água e geração de energia por meio resíduos sólidos...


29/09/2016 – Sustentabilidade para resfriar concreto
Com o uso de nitrogênio, processo proporciona redução no uso de água e energia...


28/09/2016 – Sicredi conquista certificação por sustentabilidade em Centro Administrativo
Empresa conquistou a certificação LEED EB O&M Platinum. Este é o primeiro edifício no Brasil e o quarto na América Latina a receber o reconhecimento...


12/09/2016 – Pós em Construções Sustentáveis recebem inscrições
Profissionais da arquitetura e engenharia devem valorizar os novos conceitos e as tendências da sustentabilidade e do meio ambiente. Cursos na FAAP preparam o aluno para esse novo cenário...


08/09/2016 – Centro Sebrae de Sustentabilidade recebe certificação internacional
Edifício situado em Cuiabá conquistou a classificação “Excelente” do BREEAM In-Use, a mais alta em toda a América Latina...


16/08/2016 – Aeroporto RIOgaleão opera com novo sistema de tratamento de água
Águas que apresentam concentrações de óleo acima do permitido devem passar por um tratamento de separação da água e do óleo...


VER MAIS >
Publicidade | Anuncie
Banner topo
Notícias
Vídeos
Edição do Mês
Guia de Serviços
Olho Mágico
Publicidade | Anuncie
Banner topo


Publicidade | Anuncie
Banner botão
Quality Systems - 03/03/2015
Rain Bird - 04/05/2015
Sustentech
Regional Telhas