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PROJETO

Materiais que constroem a sustentabilidade

Como a rede Leroy Merlin colabora para a preservação do meio ambiente



O potencial de crescimento dos green buildings no Brasil vem se comprovando a cada ano, e os primeiros selos que chegaram ao País estão se firmando como ferramentas fundamentais para este crescimento. A primeira certificação ambiental para edifícios a ser adaptada para a realidade brasileira foi a AQUA (hoje AQUA-HQE). Com base no selo francês Haute Qualité Environnementale, pzrofessores da Universidade de São Paulo (USP) criaram a versão brasileira e formaram a instituição responsável por ela, a Fundação Vanzolini. Existente desde 2008, a certificação já coloca o País em posição de destaque, e uma das responsáveis por isso é a Leroy Merlin.

A rede francesa chegou ao Brasil em 1998, alegando fortemente o conceito de qualidade para o mercado de materiais de construção. O foco das atividades da empresa, portanto, sempre foi oferecer o melhor em produtos, atendimento e serviços. Anos depois, a Leroy estendeu sua visão de qualidade para a parte física de suas lojas, isto é, absorvendo a importância da construção de espaços eficientes e ambientalmente responsáveis. Atualmente, é considerada líder em certificações em lojas de varejo no mundo.

Lojas verdes

A oportunidade de desenvolver a sustentabilidade nas filiais da rede surgiu a partir de um projeto realizado em 2009, na Feicon Batimat, Salão Internacional da Construção. Naquele ano, a Leroy patrocinou o espaço Casa AQUA pela primeira vez. O protótipo de uma construção sustentável tinha como proposta colocar o público presente na feira em contato, de forma interativa, com as diversas soluções que garantem a redução do impacto ambiental das construções, tendo como base a certificação francesa.

A partir de então, o interesse da empresa patrocinadora em certificar suas lojas com o selo AQUA foi despertado. “Ao expormos alguns produtos do Construir e Sustentar [programa de incentivo à sustentabilidade criado pela empresa] tomamos conhecimento da certificação e, como temos que alinhar nosso discurso com a prática, nos perguntamos `se incentivamos nossos clientes e colaboradores a terem um lar mais sustentável, por que nossas lojas também não são?’”, conta Pedro Sarro, diretor de projeto e obra da Leroy Merlin.

Hoje, existem dez lojas 100% AQUA (aprovadas em todas as fases do processo), mais a matriz da Leroy e dez lojas certificadas em Uso e Operação, totalizando 32 certificações, explica Pedro. Um dos destaques, certamente, é a Leroy Merlin Niterói (RJ), a primeira loja de varejo certificada do Brasil por meio do processo de Construção Sustentável, em 2009, e de Uso e Operação, em 2010.

Os resultados obtidos em relação à economia de recursos nas lojas certificadas são bastante expressivos: média de 25% de energia e 45% de água. Mas o diretor de projeto e obra da rede ainda destaca como ganhos importantes ajudam a divulgação espontânea na mídia e o reconhecimento público. Levando em conta que a rede francesa possui 32 lojas distribuídas em sete Estados brasileiros e no Distrito Federal, o potencial de crescimento do número de certificações ainda não foi esgotado.

Ações responsáveis

A visão sustentável da empresa vai além da certificação de suas lojas. “Nosso lema é ‘O Mundo é a nossa Casa’. Nada mais natural do que ajudarmos a cuidar dele”, afirma Pedro, que ainda completa: “Acreditamos que temos o dever de promover o consumo consciente, contribuindo para que o uso de recursos naturais na atualidade não comprometa as gerações futuras.”

Mas os edifícios verdes não foram a primeira demonstração da relação da Leroy Merlin com a sustentabilidade. As ações da empresa surgiram antes disso, mais precisamente em 2008. “Ao criar o projeto da empresa denominado Horizonte, os 3.500 colaboradores da época escolheram como um dos pilares estratégicos o desenvolvimento sustentável”, diz o diretor da rede.

Em seguida, foi criado o Comitê de Sustentabilidade, composto por representantes de todas as áreas da empresa, que culminou na criação do Programa de Sustentabilidade – Construir e Sustentar Leroy Merlin, em 2009. “A premissa do programa é incentivar nossos clientes e colaboradores a terem um lar mais sustentável por meio do consumo de produtos ecoeficientes, para isso usamos uma identificação diferenciada no ponto de venda.”

 A venda de produtos ecossustentáveis é um dos focos da rede, que tem a reciclagem como um dos pontos abrangidos pelas lojas para reduzir os impactos ambientais. Por meio de estações de reciclagem, os clientes e colaboradores podem descartar pilhas, baterias, lâmpadas, vidro, madeira, plástico e papelão.

Pedro diz que a Leroy Merlin acredita que a sustentabilidade deve fazer parte do DNA das equipes, por isso a conscientização dos colaboradores é estimulada com diversas formações. Segundo ele, a visão da empresa é repassada aos colaboradores a partir de programas, ou seja, o trabalho vai além de um manual de práticas sustentáveis: “Todos os novos colaboradores passam por uma integração na qual um dos temas é a sustentabilidade.” Mas o treinamento não acaba por aí: “Depois, eles participam do Educar para Sustentabilidade Colaboradores, um jogo lúdico de quatro horas de duração, e ganham uma agenda com práticas que podem ser aplicadas na Leroy, na suas casas e na comunidade”, explica.

Entre as ações da empresa estão também as campanhas beneficentes, como a semana Construir e Sustentar. “Realizamos, junto com nossos clientes, um jogo lúdico, o Educar para a Sustentabilidade Comunidade, no qual, durante duas horas, discutimos como podemos contribuir para a solução dos problemas ambientais”, conta Pedro.

Como resultado de tudo isso, a Leroy Merlin recebeu diversas vezes o reconhecimento de importantes prêmios dos setores de Varejo e Construção, como o da Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco). Mas para o diretor de projeto e obra da rede, duas conquistas marcaram a trajetória da empresa na área de sustentabilidade até hoje: a presença, desde 2012, no Top 3 do Prêmio Os Mais Importantes no Varejo, da Revista No Varejo, e o Prêmio Lide de Varejo 2014, iniciativa do Grupo de Líderes Empresariais, ambos na categoria Sustentabilidade.

Fonte: Revista Green Building - Edição 16

Tags: Sustentabilidade; Construção; Leroy Merlin; Loja; Rede; Verde; Material;

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