Modelo de Gestão de Clínica médica

• A perspectiva do “principal”, que no caso da Gerência da clínica médica será o Serviço de Saúde que representa a assistência vermelha. Nesta área, são estabelecidos indicadores de saúde e interesse financeiro ao “principal”.
• A perspectiva do Usuário Externo ou cliente, representada aqui pelo usuário individual e por estabelecimentos de atenção primária ou outros da rede que encaminhar as pessoas para o hospital.
• A perspectiva de desenvolvimento das pessoas que trabalham na clínica médica, que determinará a possibilidades futuras de crescimento e desenvolvimento da organização, cujo principal recurso é a pessoas que o constituem, conforme indicado acima.
http://www.clinicaboechat.com.br/especialidades/psicologo-sobradinho-df
Nesta área, é interessante saber quantitativos e qualitativos de pessoal, habilidades etc.

• A perspectiva dos processos. Representa a capacidade institucional de se “recriar”, de realizar uma melhoria dos processos internos para melhorar a qualidade dos diferentes processos. Para cada área, alguns indicadores dos principais elementos ou processos que representam aquela área.

É importante selecionar alguns e tentar acompanhar absolutamente todos os aspectos, pois perde-se a visão global, tanto da unidade quanto da clínica médica. O ideal é que cada área e seus indicadores correspondam aos objetivos estratégicos da organização, permitindo assim fechar o círculo do planejamento ao controle gerencial, alinhado objetivos de saúde do cuidado vermelho.